Todas as Biografias de Marx [PDF]

Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Trier, Renânia (atual região da Alemanha) e faleceu no dia no dia 14 de março de 1883, em Londres, Inglaterra. Foram 64 anos de vida, em grande parte dedicados a luta pela emancipação humana, dedicados a crítica da Economia Política e a necessidade de superação do Capital.

Uma figura que marcou a história e mudou o mundo. Sob o ombro de gigantes viu mais longe, criticou, inverteu, avançou conceitos e categorias, junto a isso, se fez presente nos espaços de organização da classe trabalhadora, auxiliou a formar a I Internacional Comunista e junto de Friedrich Engels, formulou o materialismo histórico dialético, o socialismo científico. Teve seus admiradores e seus detratores, se exilou, foi preso, fugiu de diversos países. Teve uma vida agitada. Influenciou diversos grandes revolucionários do Século XX, influencia diversos militantes hoje em dia.

Abaixo estão reunidos alguns dos textos e livros mais relevantes e interessantes para se debruçar na história dessa grande figura, cada um explorando Marx de seu modo, mas todos trazendo seu aspecto humano, revolucionário. É a vida de Karl Marx descrita pelas mãos de Vladimir Lênin, Friedrich Engels, Leandro Konder, Michael Heinrich, Ernest Mandel, Étienne Balibar e Mary Gabriel. Compartilhem!

*Apesar do título comentar que são todas as biografias de Marx, é importante ressaltar que são todas as biografias de Marx disponíveis na internet, aliadas a seleção do presente curador, excluiram-se biografias reacionárias.


Marx, Engels, Lenin Painting by Soviet Propaganda Poster

Vladímir Ilich Lênin 

Karl Marx – Breve Esboço Biográfico Seguido de uma Exposição do Marxismo (1914)

V. I. Lênin redigiu o artigo Karl Marx (breve nota biográfica com uma exposição do marxismo) para o Dicionário Enciclopédico Granat, que era na altura o mais popular na Rússia. No prefácio à edição em separado deste artigo, em 1918, Lênin citou de memória o ano de 1913 como data em que foi escrito o artigo. Na realidade começou a prepara-lo na Primavera de 1914, em Porónine. Porém, estando extremamente ocupado com a direcção da actividade do partido e do jornal Pravda, Lênin foi obrigado a interromper a preparação do artigo. Somente em Setembro, tendo mudado para Berna, reiniciou o trabalho com o artigo, tendo-o acabado na primeira quinzena de Novembro. O artigo Karl Marx foi publicado incompleto em 1915 no t.28 do Dicionário Enciclopédico (7ª Edição), com a assinatura V. Ilich. Devido à censura, a redação introduziu uma série de alterações no texto e suprimiu dois capítulos: “O Socialismo” e “A tática da luta de classes do proletariado”. O texto integral do artigo, em conformidade com o manuscristo, foi publicado pela primeira vez em 1925 na coletânea de V. I. Lênin, Marx, Engels, Marxismo, preparada pelo Instituto Lênin adjunto ao CC do PCUS.

Clique aqui para acessar o artigo.

London Green Left Blog: Marx, Engels, and Ecology

Friederich Engels

Uma Breve Biografia de Karl Marx (1878)

Escrito em junho de 1877 por Friedrich Engels, o artigo “Karl Marx” foi publicado no mês seguinte no anuário Volks-Kalender für das Jahr 1878 [calendário popular para 1878], em Braunschweig, Alemanha. Engels já havia redigido pequenos textos para a imprensa com informações sobre a vida de seu amigo em 1869, 1871 e 1873. Bastante mais extenso, este é o primeiro a discorrer conjuntamente sobre as diferentes esferas de atuação pública de Marx e sua contribuição téorica.

Clique aqui para acessar o livro.

Teoria e Debate | Leandro Konder - Teoria e Debate

Leandro Konder

Marx – Vida e Obra (1968)

Leandro Konder escreve este livro que nada mais pretende senão iniciar o leitor nas teorias de um dos mais importantes pensadores da humanidade: Karl Marx. Um século depois da publicação do seu Manifesto comunista, mais da metade do mundo foi transformada em suas estruturas básicas pelas suas teorias econômicas e filosóficas.

 

Verso

Ernest Mandel

Karl Marx – Vida e obra (1990)

Primeira parte do escrito “Karl Marx”, uma breve síntese biográfica, elaborado por Ernest Mandel nos seus últimos anos de vida (1990).

Clique aqui para acessar o texto.

Etienne Balibar, « nous avons fait Althusser autant qu'il nous a ...

Étienne Balibar

Marx e o Marxismo (1974)

Primeira parte do texto Marx e o marxismo, de Étienne Balibar do seu livro Cinco Estudos Do Materialismo Histórico (1974).

Clique aqui para acessar o texto.

Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna - Boitempo Editorial

Michael Heinrich

Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: Biografia e desenvolvimento de sua obra. 1818 – 1841 (2018)

Escrita pelo cientista político alemão Michael Heinrich, um dos maiores especialistas na obra de Karl Marx, esta biografia em três volumes promete ser o trabalho definitivo para compreender, de forma integrada, a vida e a obra do filósofo alemão. Com a missão de completar as insuficiências comuns nas outras biografias disponíveis e, inclusive, corrigir seus erros factuais, Michael Heinrich também se dispôs a escrever com franqueza, escapando das armadilhas que levaram muitos autores anteriores a tratar o biografado de forma a fundamentar uma imagem já existente, deixando muitas vezes a impressão de que a intenção não era investigar Karl Marx, mas meramente reafirmar o que se conhecia dele. Para isso, Heinrich diferencia com exatidão o que é comprovado por fontes do que é apenas uma hipótese, ora mais, ora menos plausível. Neste primeiro volume, o autor investiga os anos iniciais de Marx, de sua infância aos anos de formação intelectual, em que doutorou-se na Universidade de Iena. Os dois volumes seguintes estão previstos para 2020 e 2022.

Clique aqui para acessar o livro.

Leitura de recesso escolar: “Amor e Capital”, de Mary Gabriel ...

Mary Gabriel

Amor e Capital (2013)

A biógrafa Mary Gabriel faz um mergulho profundo numa faceta pouco estudada da vida de Karl Marx: o lado humano e familiar do homem cujas obras redefiniram o mundo.

Aliando o contexto histórico-político da Europa do séc. XIX, a autora revela aspectos da vida pessoal, como a influência de Jenny von Westphalen, que se casou com Marx quando ele ainda era apenas um jovem promissor. Ao longo de décadas de luta, o amor de Jenny por Karl seria sempre testado, enquanto ela esperava que o marido terminasse sua obra-prima, “O capital”. A narrativa se estende ao longo de décadas por Londres, Paris, Bruxelas e Berlim, revela as sementes das revoluções e do amor que uniu um homem e uma mulher no meio do turbilhão da história.

Clique aqui para acessar o livro.

Um comentário em “Todas as Biografias de Marx [PDF]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close