A Mulher Moçambicana na Revolução [PDF]

A MULHER MOÇAMBICANA NA REVOLUÇÃO [PDF]

A MULHER MOÇAMBICANA NA REVOLUÇÃO [EPUB]

A MULHER MOÇAMBICANA NA REVOLUÇÃO [MOBI]

Nota do TraduAgindo

Com muito orgulho, o TraduAgindo apresenta essa histórica coletânea de textos que tratam do destacado papel das mulheres moçambicanas no processo revolucionário de libertação nacional de Moçambique.

Os escritos foram originalmente organizados pelo Movimento de Apoio à Libertação (Liberation Movement Support – LSM em inglês), grupo marxista-leninista do Canadá e EUA que divulgava materiais acerca das lutas anti-coloniais africanas em seus países e que encerrou suas atividades em 1982.

Além dos textos originais, incluímos também uma seção de poemas inéditos de Josina Machel e uma breve biografia de sua curta e marcante vida política. Textos que não tem autoria definida foram extraídos diretamente dos documentos da FRELIMO.

Localizado na África Oriental, banhado pelo Oceano Índico, Moçambique é considerado um país extremamente rico em recursos naturais, concentrando uma grande variedade de grupos étnicos.

Logo após sua invasão pelos europeus foi anexado ao Império Português e por cerca de quatro séculos foi sujeito de um brutal domínio colonial, conquistando sua independência por meio da luta organizada na Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).

Esperamos que este livro proporcione cada vez mais visibilidade e consciência da importância das mulheres na luta revolucionária, em qualquer lugar do mundo!

Boa leitura!

Trecho do livro

A este respeito, nós salientamos que o sucesso da revolução depende dos esforços combinados de todos nós, ninguém pode ser dispensado, e assim o papel tradicionalmente “passivo” da mulher deve mudar, de modo que as suas capacidades possam ser utilizadas ao serviço da revolução. As mulheres são encorajadas a falar, a exprimirem a sua opinião nas reuniões, participarem nos Comitês, etc. Aqui nós somos geralmente confrontadas com a tarefa difícil de lutar contra velhos preconceitos, que dizem que as funções das mulheres são apenas cozinhar, tomar conta da casa, dos filhos, e pouco mais. E, precisamente, a nossa experiência provou que nós, mulheres podemos realizar este trabalho de mobilização e educação muito melhor do que os homens, por duas razões: Primeiro, é muito mais fácil para nós aproximarmo-nos das outras mulheres, e, segundo, os homens convencem-se mais facilmente do papel importante da mulher quando tem em frente deles mulheres militantes e capazes, que são exemplo vivo daquilo que elas apregoam. Além disso, as nossas atividades dirigem-se também aos homens, e a presença de mulheres com armas é um elemento muito importante para a mobilização dos homens: eles ficam envergonhados e não se atrevem a recusar aquilo que as próprias mulheres estão a fazer.

Informações Gerais

Autoria: TraduAgindo
Prefácio: FRELIMO
Introdução: Movimento de Apoio à Libertação
Edição: 1
Selo: TraduAgindo
Páginas: 62
Formato: Digital – PDF/EPUB

É permitida, a reprodução de qualquer parte deste livro, desde que contenha a citação direta da fonte e seja sem fins lucrativos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close