Orí [Documentário Completo]

Ôrí significa “cabeça”, “consciência negra”, em língua yorubá. A música, a dança, o gesto, o ritual, na expressão da cultura mais antiga da Humanidade. Ôrí documenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, passando pela relação entre Brasil e África, tendo o quilombo como ideia central de um contínuo histórico e apresentando como fio condutor a história pessoal de Beatriz Nascimento, historiadora e militante negra, falecida prematuramente no Rio de Janeiro, em 1995. O filme mostra também a comunidade negra em sua relação com o tempo, o espaço e a ancestralidade, através da concepção do projeto de Beatriz, do “quilombo” como correção da nacionalidade brasileira. (sinopse pelo Canal Curta)

O FILME PODE SER ACESSADO CLICANDO AQUI [GOOGLE DRIVE]

11 thoughts on “Orí [Documentário Completo]

  1. Não me lembrava mais da beleza do filme. Obrigada!

  2. Beatriz Nascimento presente!

  3. Documentário denso e rico

  4. Para Beatriz, o quilombo não era apenas um lugar físico de refúgio, mas sim um espaço de sapiência, de preservação da cultura e de continuidade da vida. Essa ideia vai além da visão histórica do quilombo como um local de resistência, elevando-o a um santuário de conhecimento e de ancestralidade.

  5. O Movimento Negro É extraordinário para a nossa memória e continuidadde das Lutas por justiça e equidade para todos os povos.

  6. Impactada com a riqueza da cultura africana, que, parece ter sido suprimida em muitos aspectos, contudo, grita alto e continua aflorando em cada canto dessa nação.

  7. Trabalhar o documentário Ôrí com os estudantes é abrir uma janela poderosa para discutir racismo, identidade negra e intolerância religiosa de forma profunda e honesta. Beatriz Nascimento não só traz uma aula de história, mas também uma aula de vida com coragem, afeto e firmeza.

  8. pare Beatriz, quilombola não era apenas um lugar mas sim

  9. Eu não havia assistido. Que riqueza de detalhes. Transformador!

  10. nossa muito bom que riqueza dos detalhes.

  11. EXCELENTE DOCUMENTÁRIO
    “Ôrí” é um documentário brasileiro de 1989, dirigido por Raquel Gerber e narrado pela historiadora e militante Maria Beatriz Nascimento, que retrata a trajetória dos movimentos negros no Brasil entre 1977 e 1988.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre TraduAgindo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close