Kanikosen – O navio-caranguejeiro de Takiji Kobayashi [PDF]

O link para download disponibilizado abaixo não é apenas o livro traduzido em português, é o resultado de alguns anos de pesquisa de André Felipe de Souza Almeida para sua dissertação, além do livro há também uma minibiografia do autor e uma contextualização da obra.

Sinopse: O Navio-Fábrica Caranguejeiro, publicado em 1929 na revista Bandeira Vermelha (Senki) retrata a história de homens que trabalham sob condições desumanas a bordo do Hakukõ-Maru, um navio-fábrica destinado a pesca e processamento de caranguejo. A narrativa se passa nos gélidos e desolados mares ao norte do Japão e sudoeste da Rússia. Além de enfrentar as adversidades dessa região hostil, a tripulação, composta por trabalhadores simples vindos de regiões pobres do Japão, era obrigada a conviver com os perigos de navegar em uma embarcação em estado decrépito, com as condições insalubres de suas instalações e com a mão-de-ferro do temível superintendente Asakawa. Ao decorrer da jornada, os homens eram alertados diversas vezes que deviam suportar o trabalho em “prol do Império do Japão”, e que seu sacrifício era em nome da soberania de sua nação sobre as colônias e, principalmente, sobre a Rússia, arqui-inimiga do império. Após longo período de maus-tratos e serem constantemente forçados a trabalhar sob tortura – física e psicológica -, o grupo de proletários arma um motim com o objetivo de reverter a terrível situação.

Nº de páginas: 188

Link: https://goo.gl/Ytdt9q

fujioLebateauusine-2.jpg
O livro também foi adaptado para filme e mangá, nenhum disponível no Brasil.

4 comentários em “Kanikosen – O navio-caranguejeiro de Takiji Kobayashi [PDF]

  1. muito obrigada pela tarduçao otimo livro. se me permite gostaria de recomendar strogman kurosawa e kaiji.

    Curtir

  2. Pingback: kanikosen
  3. Tenho a adaptação de Kanikosen para o cinema, feita em 1953 pelo diretor/ator Sô Yamamura. Porém sem quaisquer legendas. Estou justamente à procura de alguém que se interesse pela tarefa de transcrever as falas do filme.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close