Fred Hampton – Você pode matar um Libertador, mas você não pode matar a Libertação!

27 de abril de 1969.

Originalmente disponível no site Marxists.

Tradução de João Antonio Muniz.


TODO PODER AO POVO.

Hoje vamos basicamente falar sobre o que os porcos estão fazendo com os Panteras ao redor de todo o país. Nós vamos ter que falar sobre o que temos que fazer sobre a repressão que eles estão exercendo sobre o Partido dos Panteras Negras. Nós não estamos preocupados em fugir dela – vamos tentar lidar com ela.

Primeiro nós temos que falar sobre o homem mais importante. O homem mais importante no Partido dos Panteras Negras é o homem mais importante na luta hoje – nos Estados Unidos, em Chicago, em Cuba e em qualquer lugar – o homem mais importante na luta de libertação é o nosso Ministro da Defesa, e o de vocês também, Huey P. Newton. Ele é o homem principal por que a cabeça do polvo imperialista está bem neste país, e, seja lá quem está enfrentando a cabeça do polvo neste país, é o homem mais importante. Ele está preso agora. Temos que falar para o mundo que Huey P. Newton foi julgado pelos porcos e eles o consideraram culpado. Ele foi julgado pelo povo, que o consideraram inocente, e nós dizemos, deixem-no ir, libertem-no, por que nós o consideramos inocente. Nossa demanda é inflexível. Nós não vamos descansar um dia, nós não vamos desistir da luta para libertar nosso Ministro da Defesa, Huey P. Newton, e vamos continuar a exercer pressão nas estruturas do poder bombardeando-os com a demanda do povo de que Huey P. Newton seja libertado.

Foi Huey P. Newton que nos ensinou como o povo aprende. Vocês aprendem através da participação. Quando Huey P. Newton começou o que ele fez? Ele pegou uma arma, depois chamou Bobby e Bobby pegou uma arma. Havia um problema na comunidade por que as pessoas estavam sendo atropeladas—crianças estavam sendo atropeladas—num certo cruzamento. [1] O que foi que o povo fez? O povo foi para o governo para ele reparar as suas queixas e o governo mandou eles pro inferno: “Nós não vamos colocar semáforos lá ATÉ NÓS VERMOS NECESSIDADE.” O que Huey P. Newton fez? Por acaso ele foi falar para o povo sobre as leis e escreveu cartas e tentou propagandear elas todo esse tempo? NÃO! Um pouco disso é até bom, mas a massa do povo não lê—isso é que eu ouvi Huey falar—eles aprendem através da observação e da participação. Mas ele apenas disse isso? NÃO! Então o que ele fez? Ele pegou uma doze, pegou Bobby e um martelo e eles foram até a esquina. Ele deu a doze para Bobby e disse a ele que se algum porco filho da puta se aproximasse era para estourar a cabeça dele. O que ele fez? Ele foi até a esquina e colocou uma placa de pare. Sem mais acidentes e sem mais problemas. Então ele voltou — outra situação como aquela. E o que o povo fez? Eles viram aquilo, eles observaram; eles não tiveram chance de participar daquilo. Da próxima vez, o que eles fizeram? O mesmo tipo de problema apareceu. O POVO pegou SUAS dozes, pegaram SUAS nove milímetros, pegaram SEUS martelos. Como eles aprenderam? Eles aprenderam observando e participando. Eles aprenderam uma coisa. Quando há fogo, vocês se juntam ao redor do fogo. Huey pegou a doze e todos se juntaram ao redor dele e do Bobby. Eles viram o que estava acontecendo e eles tiveram a chance de participar daquilo. Como um líder de vanguarda, ele ensinou ao povo sobre as estruturas de poder; ele liderou o povo através do caminho correto da revolução. O que nós estamos fazendo?

Café da Manhã para as Crianças

Nosso programa Café da Manhã para Crianças está alimentando muitas crianças e o povo compreende o nosso programa Café da Manhã para Crianças. Estamos dizendo algo assim — estamos dizendo que a teoria é legal, mas sem teoria ela não é bosta nenhuma. Você tem que ter os dois — as duas andam juntas. Nós temos uma teoria sobre alimentar as crianças de graça. E o que nós fazemos? Nós colocamos ela na prática. É assim que o povo aprende. Muitas pessoas não sabem o quão sério a coisa é. Eles pensam que as crianças que nós alimentamos não estão famintas de verdade. Eu não conheço uma criança de cinco anos que sabe atuar bem, mas sei que se elas não estão famintas com certeza temos alguns atores. Temos crianças de cinco anos que poderiam ganhar o prêmio da academia. Semana passada tiveram uma semana inteira dedicada para os famintos em Chicago. Falando sobre as estatísticas da fome que subiram 15%. Bem aqui onde todo mundo deveria estar comendo. Porque? Por causa do capitalismo.

O que estamos fazendo? O programa Café da Manhã para Crianças. Estamos conduzindo-o de uma forma socialista. O povo veio e se inscreveram no programa, viram que estava numa forma socialista mesmo não sabendo que era socialista. As pessoas vão participar do programa e nos falar para ir mais além. Eles vão participar do programa e trabalhar nele de forma socialista. O que os porcos dizem? Eles dizem, “Preto—você gosta de comunismo?” “Não senhor, eu tenho medo disso.” “Você gosta de socialismo?” “Não senhor, tenho medo disso.” “Você curte o programa café da manhã para crianças?” “Sim senhor, eu morreria por ele”. O porco diz, “Preto, esse programa é um programa socialista.” “Eu estou pouco me fudendo se é comunista. Coloque suas mãos nesse programa que eu estouro a porra dos seus miolos”. E ele sabia. Estivemos educando ele, não através da leitura, mas através da observação e participação. Por deixar ele vir e trabalhar no programa. Não é a teoria pela teoria, mas teoria e prática. Os dois andam juntos. Nós não só pensamos sobre a teoria Marxista-Leninista—Colocamos ela na prática. É disso que o Partido dos Panteras Negras se trata.

Subversivos

Muitas pessoas falam muito sobre comunismo, mas muitos não conseguem compreender e progredir para o estágio do comunismo tão fácil ou através de pensamentos abstratos. Eles dizem que é preciso engatinhar antes de andar. E o Partido dos Panteras Negras, como partido de vanguarda, pensou que o programa Café da Manhã para Crianças é a melhor técnica de engatinhar que qualquer vanguarda pode seguir. E temos muitas pessoas que vão estar andando. E então muitas vão estar correndo. E quando elas estiverem, sabe o que você vai ver? Você vai ver muitos PORCOS que vão estar correndo. É disso que o programa se trata.

O Partido dos Panteras Negras é sobre uma revolução completa. Não vamos sair de casa para fazer o trabalho pela metade. E deixem os porcos saberem disso. Eles vem aqui e se esconde — eles se sentem tão desconfortáveis sentados em seus gravadores, eles ficam com suas armas em seus cabelos — eles tem que esconder essa porra toda e eles vem aqui agir que nem idiotas. E tudo que eles tem que fazer é vir para o número 2350 da West Madison qualquer dia da semana e qualquer um ali vai deixar ele saber, deixar esse filho da puta saber: Sim, somos subversivos. Sim, nós subvertemos essa merda que estamos enfrentando hoje. Tão subversivos quanto alguém pode ser. E nós vemos eles como criminosos. Eles que estão se escondendo. Nós estamos no fronte. Estamos aqui fora, esses putos deviam começar a usar uniformes. Eles querem saber onde os Panteras vão se esconder — esses putos ESTÃO se escondendo. Você nem consegue achá-los. As pessoas chamam os porcos mas ninguém sabe onde estão. Eles estão por aí nos caçando. Estão se escondendo — ninguém nem consegue vê-los.

Quando o povo tem problemas e ele vem procurar o Partido dos Panteras Negras para ajudá-lo, isso é bom. Porque, como Mao disse, nós devemos conduzir o povo e Huey diz que nós vamos conduzi-lo através do caminho da revolução social e isto é pelo povo. O povo deve saber que o Partido dos Panteras Negras é cem por cento pelo povo. Eles escrevem muitos artigos, vocês sabem, o pessoal vem até você — tanto os brancos quanto os negros — eles vem até você e falam algo do tipo, cara, eu li na Tribuna hoje. Aí você diz, cara, espera um pouco. Se você não leu no jornal PANTERA NEGRA, no MOVIMENTO — então você não leu nada.

Mickey White

Nós do Partido dos Panteras Negras temos outro irmão que eu gostaria de falar sobre. Esse irmão esta constantemente em nossas mentes. O nome desse irmão é Michael White — Mickey White. Esse irmão é maravilhoso. Ele está sendo mantido preso e o preço da fiança é cem mil dólares. Alguns de vocês que escutam o rádio deve ter ouvido sobre no comitê de estado (?), nosso secretário de Defesa Capitão, irmão Nathaniel Junior e irmão Merrill Harvey foram presos em uma falsa acusação de porte de armas. Não estamos dizendo que os Panteras não querem armas, mas já temos armas e nos não precisamos tentar roubar ou conspirar para comprar armas de ninguém. O que eles estão tentando fazer é esmagar o Partido dos Panteras Negras—Estão tentando esmagar nossas lideranças. Tentando esmagar Bobby Rush, o delegado Ministro da Defesa. Tentando esmagar Chaka e Che, o Delegado Ministro da Educação.

Mickey White estava nesta enganação Nathaniel Junior e Merrill Harvey. Última semana quando eles foram para a corte até o juiz da corte disse, vocês vão ter um julgamento justo merecendo ou não. São esses tipos de ação que nós nos confrontamos. Mickey White está confinado na solitária e não pode sair da cela para nada em momento algum. E ele pode ficar naquela cela para o resto de sua vida. Sua fiança é de $100,000. Isso em notas de $10,000.

Mickey White se provou um revolucionário. Ele não é alguém que nós ACHAMOS que vai ser um revolucionário. Ele não é ninguém que estamos tentando tornar um revolucionário. Ele é um revolucionário posto à prova. Todos vocês tem que entender que Mickey White é um Pantera na ideologia, ele é um Pantera na palavra e ele é um Pantera na ação. Ele é um Pantera que entende que esta é uma luta de classes—não uma questão de raça. Vocês tem que entender a pressão que o Partido dos Panteras Negras passa quando diz isso. Vocês podem ver a pressão que o Partido dos Panteras Negras passa por fazer coalizões com brancos.

Quando o Partido dos Panteras Negras disse e defendeu que nós não vamos lutar contra o racismo com racismo o US disse “NÃO, nós não podemos fazer assim porque isso é uma questão de raça, e, se vocês tornarem isso uma questão de classe a revolução pode até vir rápido. Nós do US não estamos preparados para nenhuma revolução porque acreditamos que o poder cresce da manga de um Dashiki.” Eles são armados de retórica e apenas da retórica. E nós acreditamos que quando você está armado com retórica e apenas retórica muitas vezes você acaba se machucando. Eldridge Cleaver disse a eles que, mesmo que vocês achem que é melhor usar fogo contra fogo, nós achamos que se deve lutar contra o fogo usando água. Vocês podem usar qualquer um, mas nós escolhemos usar água contra o fogo. Ele disse que não vamos usar racismo contra o racismo, nós vamos lutar contra o racismo com solidariedade. Mesmo que vocês achem que é melhor lutar contra o capitalismo com o capitalismo negro, nós vamos lutar contra o capitalismo com o socialismo.

Nós temos muitas pessoas sendo presas e vocês não sabem sobre todas elas. Têm uma delas que vocês definitivamente precisam conhecer, o nosso Delegado Ministro da Defesa — Bobby Rush. Nosso Delegado Ministro Bobby Rush foi preso por causa de alguma fraude relacionada a armamento. Ele tem três processos de posse de arma. Ele foi condenado por um com uma pena de seis meses. Ele está apelando na justiça agora. Eu sei o que muito de vocês falam, vocês tem um fundo de defesa para Mickey White, um fundo de defesa para Eldridge Cleaver, um fundo de defesa para Merrill Harvey, um fundo de defesa para Nathaniel Junior, um fundo de defesa para Huey Newton , um fundo de defesa para Fred Hampton, Jule, Che, e Chaka — e eu não consigo acompanhar todos esses fundos de defesa. Mas como somos um partido de vanguarda estamos tentando fazer as coisas direito, então temos apenas um fundo de defesa, então vocês não precisam ficar confusos para que nome ele está sendo usado. Nós vamos decidir para quem ele vai. Vocês podem mandar para o Fundo de Defesa Política, no n° 2350 da West Madison. Se você quiser mandar algo para o Café da Manhã para Crianças, você pode mandar para o n° 2350 da West Madison também, e você pode destinar essa verba para o programa Café da Manhã para Crianças.

Nós temos Mickey nas nossas mentes esta noite — e todos sabem que temos Huey P. Newton nas nossas mentes esta noite. Nós temos todos os presos políticos nas nossas mentes esta noite. Eldridge Cleaver — todas estas pessoas estão ou mortas, ou exiladas ou na prisão. Muitas pessoas que entendem isso vão perder a fé na nossa vanguarda por não compreender sobre o que estamos falando.

Muitas dessas pessoas vão chegar em vocês em algum momento e falar, “Por que todas essas pessoas foram presas, por que elas não atiraram nesses porcos.” Bom, e o que nós dizemos? Se você mata alguns, você tem alguma satisfação. Mas quando você mata TODOS você tem toda a satisfação. E é por isso que ainda não nos movemos. Nós temos que organizar o povo. Nós devemos organizar o povo. Nós temos que armar o povo. Nós temos que ensiná-los sobre o poder político revolucionário. E quando eles compreenderem que não vamos matar poucos para ter alguma satisfação, nós vamos matar todos e ter toda a satisfação.

Vamos com o Povo

Então o que vamos fazer se somos a vanguarda? O que é a coisa certa? É certo que os líderes da luta irem mais rápido do que os seguidores da luta podem acompanhar? NÃO! Nós não vamos proceder com dirigismo, nós não vamos proceder com reboquismo. Nós dizemos que apenas o quão rápido o povo de ir, esse é o quão rápido nós devemos ir.

E enquanto vamos temos que ter certeza que não estamos perdendo pessoas no vale. É no vale que nós sabemos que podemos compreender a vida do povo. Nós sabemos que com toda essa merda acontecendo por ai, você pode até vir a considerar que está no topo da montanha. Talvez eu já tenha me considerado no topo da montanha. Talvez eu já tenha. Mas eu sei que é no vale que há pessoas como Benny e há pessoas como eu, pessoas como Mickey White e pessoas como Huey P. Newton e Bobby Seale. E abaixo deste vale há pessoas como Bobby Hutton, pessoas como Eldridge Cleaver. Nós sabemos que atravessar o vale é algo perigoso. Nós sabemos que quando você vai ao vale é preciso assumir um compromisso.         

Muitas pessoas dizem que a revolução é uma besteira, mas não é. Muito de nós pensamos que quando alguém entra na luta revolucionária ela pode dizer qualquer bobagem pra se safar de qualquer coisa, mas isso não é verdade. Pergunte à Bobby Hutton, pergunte à Huey Newton, pergunte à Eldridge Cleaver, Mickey White e Dennis Mora. Pergunte a elas se isso é algum tipo de brincadeira, Se você se envolve na luta revolucionária você tem que levá-la a sério. Você tem que saber o que você está fazendo. Você já deve ter praticado alguma teoria. Essa é a razão que nós pedimos ao povo para seguir a liderança do partido de vanguarda. Porque estamos todos teorizando e estamos todos praticando. Nós cometemos erros, mas estamos sempre corrigindo e estamos sempre melhorando.

Nós costumávamos andar por aí gritando sobre o Poder dos Panteras — os Panteras comandam. Nós admitimos que isso foi um erro. Nosso programa de dez pontos está no processo de ser mudado por que agora, por que nós usamos a palavra “branco” onde deveríamos ter escrito “capitalista”. Nós somos os primeiros a admitir os nossos erros. Nós não falamos mais no Poder dos Panteras porque nós não acreditamos que os Panteras devem ter todo o poder. Nós não somos pela ditadura dos Panteras. Nós não somos pela ditadura dos negros. Nós somos pela ditadura do povo.    

A diferença entre povo e vanguarda é muito importante. Vocês devem entender que o povo segue a vanguarda. Vocês devem entender que o Partido dos Panteras Negras é a vanguarda. Se você quer ir até o povo deve entender que a vanguarda lidera o povo. Após a revolução social, o partido de vanguarda, através de seus programas de educação — e esse programa é imenso — o povo estará educado o bastante ao ponto de conseguir conduzir as coisas ele mesmo. Isso é o que chamamos educar o povo, organizar o povo, armar o povo e levá-los ao poder político revolucionário. Isso quer dizer o poder do povo. Isso quer dizer a revolução do povo. E se você não quer se envolver em uma revolução popular, então você deve fazer uma coisa. Você deve apoiar a revolução popular.

Satisfação Completa

O Partido dos Panteras Negras é o partido de vanguarda. É melhor você entrar no Partido dos Panteras Negras. Se você não pode entrar, então é melhor você ficar atrás. Se você não consegue ficar atrás, então é melhor ficar atrás de alguém para conseguir seguir pelo menos indiretamente, desgraça. Nós não estamos pedindo pra você sair e falar para nenhum porco nos deixar em paz. Nós sabemos que os porcos mexem com a gente porque eles sabem que estamos fazendo alguma coisa.

Porque tem muitos caras andando por aí e escrevendo artigos sobre. Eu sei que tem alguns grupos revolucionários dizem que esses pretos estão correndo por aí falando essas coisas — os filhos da puta do PL [2] falando aquelas merdas, não conseguiram nem encontrar nada para criticar. Eles estavam metros abaixo da terra. O que eles estavam fazendo? Organizando marmotas, educando marmotas, armando marmotas e ensinando marmotas poder político revolucionário.

Eu digo que somos o primeiro grupo a se levantar debaixo da terra onde as pessoas possam te olhar e te seguir. E se você comete um erro é melhor do que não ter existido. Quando eu cometo um erro eu cometi pelo povo, e eu corrijo pelo povo. Vocês não escutam que houve um ataque à sede do PL ontem a noite. Vocês nunca escutaram isso. Quando você ouviu que alguém do PL foi preso em Nova York, líderes do PL numa cela sem barras, lideres do PL fugindo do país, um líder do PL alvejado por 18 tiros nas costas enquanto corria de mãos amarradas, líder do PL garantindo café da manhã para 1.800 crianças por semana. Vocês já ouviram isso? Vocês nunca ouviram isso. Eu quero ouvir. E se vocês ouvirem, será por causa da liderança dos Panteras Negras. Eu não estou apontando e dizendo todas essas coisas como se o PL não soubessem delas. Mas eu estou dizendo que quando se escrevem coisas desse tipo, muitas pessoas não compreendem. E eu quero tomar algum tempo para explicá-las.

Há algumas coisas que o PL diz que são válidas. Não me compreendam mal. Nós não ficamos chateados por que de uma forma ou de outra o PL está tentando melhorar o Partido dos Panteras Negras tentando criticá-lo. Mas eu só que vocês saibam que nem tudo são acertos e nem tudo são erros. Nós não estamos sempre certos — apesar de tentarmos sempre estar. Nós cometemos erros e entendemos que vamos ter que cometer mais alguns. E nós vamos tentar corrigir esses erros e vamos tentar seguir em frente.   

Então, o que queremos dizer? Não tirem esses porcos de nós porque nós damos conta deles. Nós prendemos Mickey White, nós devemos deixar que matem Bobby Hutton, nós devemos deixar que expulsem Eldridge Cleaver do país. Porque? Por que você pode prender um revolucionário, mas você não pode prender a revolução. Você pode expulsar quem luta pela liberdade do país mas não pode expulsar a luta pela liberdade do país. Você pode matar o libertador, mas você não pode matar a libertação.

Mate poucos e tenha pouca satisfação. Mate mais alguns e tenha mais alguma satisfação. Mate todos e tenha a satisfação completa. Nós falamos pode para o Povo — Poder Negro para o Povo Negro e Poder Marrom para o Povo Marrom, Poder Vermelho para o Povo Vermelho e Poder Amarelo para o Povo Amarelo. Nós ATÉ falamos Poder Branco para o Povo Branco. E nós falamos Poder Pantera para o Partido de vanguarda e nós falamos não mate poucos e não mate mais um pouco. Na verdade nós preferimos que vocês não se movam até que vocês vejam que nós estamos prontos para nos mover, e quando vocês virem que estamos nós estamos prontos para nos mover, vocês saberão que não estaremos lidando com poucos, não estaremos lidando com mais alguns. Vocês saberão que estaremos lidando com o completo — é disso que estamos atrás — total, tudo, todos — satisfação completa.

PODER PARA O POVO

[1] Para uma discussão completa deste incidente, veja Bobby Seale, Seize the Time: The Story of the Black Panther Party and Huey P. Newton, New York, 1970, pp.99 – 105.

[2] PL se refere ao Progressive Labor (Trabalhadores Progressistas), um grupo de radicais que se separaram do Partido Comunista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close