Entrevista de Fred Hampton para a Videofreex [Legendado PT-BR]

O TraduAgindo disponibiliza uma rara entrevista de Fred Hampton gravada dois meses antes do assassinato do líder dos Partido dos Panteras Negras pela polícia de Chicago e o FBI.

A entrevista foi conduzida por Parry Teasdale do coletivo Videofreex, que realizou uma série de projetos audiovisuais que registraram eventos contraculturais nos EUA entre 1969 e 1978.

“Gravamos Hampton com uma grande lente angular na casa de uma mulher rica de Chicago chamada Lucy Montgomery. Ela era dona de uma casa da Prairie School decorada com arte moderna. Hampton chegou atrasado com uma pequena comitiva e não deu atenção aos arredores luxuosos. Ele parecia cansado, mas forte. Ele era o presidente da célula de Illinois do partido e, embora tivesse apenas a minha idade, parecia muito mais velho do que eu. Se nosso engatinhar para enquadrá-lo de todos os ângulos o incomodava, ele não se conteve. Ele tinha uma mensagem para transmitir e ignorou a distração. ”

– Parry D. Teasdale

Durante a entrevista, Fred Hampton fala com eloquência e paixão sobre o Programa Café da Manhã Grátis para Crianças e a Clínica de Saúde Gratuita criada pelos Panteras Negras para alimentar e cuidar dos pobres e famintos.

Em resposta a uma pergunta específica sobre os eventos em Chicago e o julgamento da conspiração de Bobby Seale, ele fala sobre como os governantes da cidade são “loucos de poder”, sobre racismo, fascismo e imperialismo, e a necessidade de educar e organizar, para liderar pelo exemplo.

Ele critica as recentes ações dos Weathermen, vendo o grupo enquanto contrarrevolucionário. Em resposta a uma pergunta sobre como eles vão se defender das retaliações dos poderes dos sistema, Hampton diz que a luta não é sobre indivíduos, mas sobre as massas, e que sempre haverá novas pessoas surgindo para substituí-los.

Os Weathermen citados no vídeo eram uma organização radical norte-americana que esteve ativa entre 1966 e 1977, sendo constituída após um racha do SDS (Estudantes por uma Sociedade Democrática), tiveram sua atuação marcada pela defesa da guerrilha urbana e ações de violência nas cidades.

O evento em questão mencionado na entrevista se tratou dos “Dias de Fúria”, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de outubro de 1969, onde a palavra de ordem “Tragam a Guerra para a Casa” foi aprovada pela organização e levou a uma série de incidentes com a polícia, onde mais de 250 foram presas e resultou no distanciamento do Partido dos Panteras Negras em relação aos Weathermen.

Tradução e Legendagem por Andrey Santiago.

Informações tiradas do site Video Data Bank.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close