O Impeachment de Trump: Um caminho que vai para Lugar Nenhum

Depois de vários meses de tediosos e repetitivos “debates”, os Democratas da Câmara dos Deputados votaram no dia 17 de dezembro para realizar o impeachment do Presidente Donald Trump sob as acusações de abuso de poder e obstrução do Congresso. Os votos sob cada acusação foram praticamente idênticos e quase inteiramente de acordo com as linhas do partido.

O caso de impeachment dos Democratas contra o regime de Trump não tem nada a ver com o que faz ele realmente desprezível. Trump é abertamente racista, machista, contra o meio-ambiente, contra os direitos trabalhistas, homofóbico, anti-pobres, anti-pessoas sem teto, anti-palestinos e mais. Mas a estratégia dos líderes do partido Democrata ignorou tudo isso e em contrapartida se desenvolveu ao redor da grotesca acusação de que Trump enfraqueceu “a segurança nacional” por ter atrasado um embarque de misseis anti-tanque, rifles de sniper, e outros equipamentos militares para a Ucrânia em uma guerra contra a Rússia.

Nenhuma menção foi feita em todo o processo de impeachment sobre crianças imigrantes detidas em celas, sobre ataques massivos contra o meio ambiente, enormes cortes em vales-alimentação, as sete guerras que os EUA estão atualmente, as cruéis sanções anti-povo em Cuba, Irã, Venezuela, Coréia do Norte e vários outros países.

Amplamente perdida na gigante cobertura midiática do impeachment no dia 17 de dezembro, foi passada a partir de um acordo entre a liderança dos Democratas e dos Republicanos, com posição favorável da Câmara dos Deputados, um orçamento de 738 bilhões de dólares para o Pentágono, maior que o orçamento militar dos 10 próximos maiores países do mundo, o projeto foi aprovado pelo Senado e enviado para Trump sancionar. Ele inclui um massivo financiamento para um novo setor dos militares que Trump e os causadores de guerra demandavam, a Força Espacial. A Força Espacial tem como propósito ganhar a superioridade na disputa nuclear com outros países, colocando um perigo ainda maior a vida na Terra.

Mesmo enquanto eles lutam entre si para ver quem irá controlar o Estado e o aparato governamental com todo o poder e riqueza que isso confere, os Democratas e Republicanos estão unidos na defesa de seu Império.

O efeito maior do fiasco do impeachment se dá no fortalecimento do Pentágono e no fortalecimento politico das agências de inteligência. Oficiais militares, agentes de inteligência e diplomatas imperialistas tem sido apresentados e aplaudidos aos céus, colocados como “defensores da democracia”.

Essa ideologia neo-conservadora de uma nova guerra com a Russia tem sido promovida, e a Ucrânia, onde Obama, Biden e o Departamento de Estado trabalharam com declarados neonazistas para dar um golpe no governo eleito democraticamente em 2014 são vistos como “aliados democráticos”.

Agora que eles realizaram o impeachment de Trump, a liderança democrata de Pelosi/Schumer parece confusa sobre o que fazer a seguir. Os lideres republicanos no Senado, onde o verdadeiro julgamento de Trump irá acontecer, já deixaram claro que eles estão prontos para votar rapidamente para absolver o presidente. Pelosi chocou os seus apoiadores ao comentar, no dia posterior a votação na Câmara, que ela pode segurar a entrega dos artigos de impeachment para o Senado por até um ano! Até mesmo Trump parece querer atrasar o processo, vendo que ele pode ajuda-lo em sua campanha de reeleição.

Impeachment, realmente um caminho à lugar nenhum.


Análise realizada por Richard Becker, militante do Partido pelo Socialismo e Libertação dos EUA.

Texto originalmente disponibilizado neste site.

Tradução por Andrey Santiago.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close