Resolução Final do 5º Congresso Pan-Africano

Documento aprovado ao final do Quinto Congresso Pan-Africano, realizado entre 15 e 21 de outubro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, na cidade de Manchest, Inglaterra.

Originalmente disponível nos arquivos pessoais de W.E.B. DuBois, publicados aqui.

Tradução por Andrey Santiago.


Os delegados do Quinto Congresso Pan-Africano acreditam na paz. Como poderiam acreditar no contrário quando por séculos foram vítimas da violência e da escravidão? Ainda assim, se o mundo continua determinado a governar a humanidade pela força, então os Africanos terão que apelar para a força enquanto seu último recurso, para assim conquistar a liberdade, mesmo que essa força destrua eles e o mundo.

Nós estamos determinados a sermos livres; queremos educação, o direito a ter uma vida decente; o direito para expressar nossos pensamentos e emoções, a adotar e criar formas de beleza. Sem isso, morremos mesmo se estivermos vivos.

Nós demandamos autonomia e independência para a África Negra até e não mais que o possível para que neste “Único Mundo” grupos e povos possam governar a si mesmos, sujeitos a inevitável Unidade Mundial e Federação.

Não temos vergonha de termos sido um paciente povo que aguardou eras; estamos dispostos até mesmo agora, a sacrificar e buscar corrigir nossas falhas humanas; mas não estamos dispostos a continuar com fome enquanto produzimos o duro trabalho para o mundo, de modo a dar suporte pela nossa pobreza e ignorância a uma falsa aristocracia e um imperialismo desacreditado. Nós condenamos o monopólio do capital e a lei da riqueza privada e a indústria apenas para o lucro privado. Nós damos boas-vindas a democracia econômica enquanto a única real democracia; por essa razão, nós iremos criticar, apelar e denunciar; vamos fazer o Mundo escutar os fatos de nossa condição. Por sua melhoria vamos lutar de todos os modos e maneiras que pudermos.

A essa declaração nós acrescentamos as demandas imediatas e específicas de vários grupos e povos de descendência africana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close