Xi Jinping – Desenvolver e Popularizar o Marxismo no Contexto Moderno Chinês

Trecho retirado do livro “A Governança da China Volume 2”, trata-se dos principais pontos proferidos em um discurso realizado na 43ª Sessão do Grupo de Estudos do Birô Político do 18º Comitê Central do PCCh.

29 de setembro de 2017.

Originalmente publicado no Qiushi Journal.

Traduzido do inglês por Ian Cartaxo.

O PCCh é um partido marxista. O marxismo é a essência dos ideais e convicções dos comunistas. Para desenvolver o marxismo no século XXI e na China de hoje, e garantir que continue a iluminar a verdade, nós precisamos prosseguir a partir da realidade da China e ter todo o mundo em mente; nós precisamos qualificar nossas teorias para garantir que se mantenham atualizadas com os tempos; precisamos adquirir uma total compreensão do significado prático do marxismo para o hoje; precisamos adaptar o marxismo ao contexto chinês, de se manter atualizado com os tempos, e aumentar seu apelo junto ao povo.

Nenhuma teoria na história pode se comparar ao marxismo em termos de racionalidade, verdade, vigor, e alcance, e nenhuma teoria exercitou uma influência tão grande no mundo como o marxismo. Isso prova a verdade e o vigor no marxismo, e seu insubstituível papel na compreensão, remodelação, e avanço do mundo. Adquirir uma melhor compreensão global do atual pensamento marxista nos ajuda a adaptar o marxismo às condições da China e desenvolver o marxismo no século XXI e na China atual.

Apesar das mudanças nos tempos e na sociedade, as noções básicas do marxismo seguem verdadeiras. Apesar das tremendas diferenças entre o agora e os dias de Karl Marx, os 500 anos de história do mundo socialista nos demonstram que ainda estamos onde o marxismo disse que deveríamos estar. São assim apropriadas as condições básicas para nossa contínua fé no marxismo e nossa confiança na vitória do socialismo. O marxismo é a base fundamental para o avanço da causa do PCCh e do povo, e uma fonte de força para progredir. Caso nós nos desviemos ou abandonemos o marxismo, nosso Partido vai perder sua alma e orientação. Nós precisamos seguir as orientações do marxismo, uma fé inabalável em todos os momentos e em todas as circunstâncias.

Qualquer filosofia que tem sucesso em um país tem significância para o mundo. Ela deve mostrar o caminho para o povo em tempos modernos. Nós devemos melhorar o marxismo na base das realidades dos tempos modernos. Nós devemos usar o marxismo para melhor observar, interpretar, e liderar nos tempos atuais, deixando claro nossa atual missão, e entender o curso da história e a direção para o futuro. Desde a fundação da República Popular da China (RPC) em 1949, e especialmente desde o lançamento da reforma e a abertura em 1978, a China testemunhou mudanças profundas. Como testemunhas dessas mudanças históricas, o povo chinês é o mais qualificado para resumir as experiências e leis de desenvolvimento como uma contribuição original para o marxismo. Nós devemos ter tal cuidado e confiança no desenvolvimento da teoria. Baseado nas condições atuais da China, nós devemos focar em nossos empreendimentos atuais, ouvir a voz do povo, e responder às suas demandas práticas. Nós devemos tomar a experiência da prática de se construir o socialismo com características chinesas, e na melhor maneira de integrar os conceitos básicos do marxismo à realidade chinesa. Ao mesmo tempo, nós devemos expandir nossa visão, tirar conclusões de todas as realizações das civilizações humanas, e desenvolver e avançar o marxismo.

O mundo está evoluindo mais rapidamente do que nunca, dando crescimento a muitos profundos e complicados problemas e questões teóricas. De acordo com isso, nós precisamos ampliar nossa pesquisa sobre o capitalismo moderno, analisar que mudanças estão acontecendo e a natureza dessas mudanças, e adquirir uma melhor compreensão das leis que governam as ditas profundas e complicadas mudanças no capitalismo e nas relações políticas e econômicas internacionais. O pensamento marxista contemporâneo tem uma importante ferramenta – muitos que o advogam têm criticado os problemas estruturais, os problemas dos meios de produção, problemas de classe, e problemas sociais nas sociedades capitalistas. Eles têm inclusive analisado a crise, evolução, novas formas, e a natureza do capitalismo. Seus pontos de vista ajudam-nos corretamente a entender o desenvolvimento de tendências e o futuro do capitalismo, para entender precisamente as novas mudanças e novidades do capitalismo contemporâneo, e metodicamente entender suas tendências evolucionárias. Nós devemos acompanhar os novos resultados de pesquisa no marxismo fora da China, e analisá-los e examiná-los. Não devemos nem rejeitar nem aceitar a todos. Além disso, nós devemos focar no desenvolvimento da própria China, avançar o socialismo com características chinesas, aumentar a totalidade da força nacional da China, e demonstrar as forças do sistema socialista da China.

A história do PCCh demonstra que seus repetidos triunfos contra as dificuldades têm uma razão – sempre apresentou um forte treinamento ideológico e teórico pelos membros do Partido e oficiais, para forjar uma fagulha de fé, uma forte força de vontade, e uma grande força por todo o Partido. Para ganhar competitividade, ter a iniciativa, aproveitar o futuro, e ultrapassar barreiras no caminho a seguir, nós devemos aplicar o marxismo como um instrumento poderoso; nós devemos examinar os principais problemas no nosso desenvolvimento futuro com uma longa e ampla visão; Nós devemos todos nos tornar mais hábeis em usar o marxismo para analisar e resolver problemas práticos; e devemos melhorar nossa habilidade em enfrentar desafios, proteger-nos contra riscos, ultrapassar barreiras, e resolver os problemas sob orientações teóricas. Devemos armar-nos com as últimas realizações do marxismo adaptado às condições chinesas, forjar a coesão e nutrir firmes crenças nos ideais comunistas e marxistas em todo o Partido, e melhorar as compreensões teóricas e políticas de todos os membros do Partido, especialmente os oficiais.

Oficiais, os de alta patente em particular, devem tomar a vanguarda no estudo dos clássicos do marxismo, estudando o pensamento Mao Zedong, a teoria de Deng Xiaoping, a teoria dos três representantes, e o panorama científico sobre o desenvolvimento, estudando os novos conceitos do Comitê Central, ideias, e estratégias para governar a China. Nós devemos estudar essas teorias cuidadosamente, continuamente e diligentemente. No curso de nossos estudos, nós devemos levantar questionamentos e integrar teoria e prática. Nós devemos transformar a teoria em uma força tangível para compreender e mudar o mundo, para assim sustentar nossa determinação em desenvolver o socialismo com características chinesas.

Um comentário em “Xi Jinping – Desenvolver e Popularizar o Marxismo no Contexto Moderno Chinês

  1. Pedro Motta de Barros Pedro 1 de julho de 2021 — 00:35

    Minhas efusivas congratulações pela excelente publicação de notícias sobre a China. Solicito e agradeço a remessa regular de seu boletim para meu e-mail: pedro.mottab38@gmail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close