Matéria obtida dos Arquivos Pathé-Gaumont, exibida originalmente em 29 de agosto de 1960, retratando os acontecimentos durante a Conferência Inter-Africana em Leopoldville que aconteceu no mesmo ano.
Evento onde Patrice Lumumba convidou representantes do GPRA (Governo Provisório da República Argelina), Gana, RAU (República Árabe Unida), Libéria, Sudão e Tunísia para um encontro que debateu os rumos da libertação africana, cooperação pan-africana e e solidariedade ao governo congolês, vítima de diversos ataques por parte de setores reacionários.
Durante a conferência, realizada em meio a Crise do Congo, grupos de oposição ao governo de Patrice Lumumba protestaram e foram reprimidos pela polícia, poucos meses depois, Lumumba seria capturado, preso e executado pelo governo de Mobutu Sese Seko, que continha o apoio dos EUA e da Bélgica.
Mohamed Yazid, Omar Ousedik e Frantz Fanon (em sua única aparição registrada em vídeo), participaram do encontro enquanto representantes do Governo Provisório da República Argelina.
Tradução da matéria por Marie Farines.