Publicado no Diário do Povo em 7 de março de 1953.
Originalmente disponível no site Marxists.
Tradução por Guilherme Henrique.
Presidente
O Presidium do Soviete Supremo
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Camarada Shvernik:
Foi com uma dor sem limites que o povo chinês, o governo chinês, e eu mesmo recebemos a notícia do falecimento do amigo mais próximo e grande mestre do povo chinês, o camarada Stalin. Esta é uma perda inestimável, não apenas para o povo da União Soviética, mas para o povo chinês, para todo o campo da paz e da democracia e para os amantes da paz em todo o mundo. Em nome do povo chinês, do governo chinês e em meu próprio nome, estendo a você, ao povo e ao governo da União Soviética nossas mais profundas condolências.
A vitória da revolução do povo chinês é absolutamente inseparável do cuidado, liderança e apoio incessantes do camarada Stálin por mais de trinta anos. Desde a vitória da revolução do povo chinês, o camarada Stálin, o povo e o governo da União Soviética, sob sua liderança, prestaram assistência generosa e altruísta à causa da construção do povo chinês. Uma amizade tão grande e profunda como a que o camarada Stálin tinha pelo povo chinês será para sempre lembrada com gratidão pelo povo chinês. O farol imortal do camarada Stálin iluminará para sempre o caminho pelo qual o povo chinês avança.
Camarada presidente, o glorioso partido de Lênin e Stálin e o grande povo e governo da União Soviética certamente terão a confiança fraternal e o apoio do Partido Comunista da China, do povo chinês e do governo chinês. Com a maior determinação, o povo chinês definitivamente se unirá sempre e estreitamente como um com o grande povo soviético para consolidar e fortalecer o campo mundial da paz e da democracia liderado pela União Soviética, aumentar sua vigilância, redobrar seus esforços, atacar os provocadores da guerra, e lutar até o fim pelo interesse duradouro dos povos soviético e chinês e pela paz e segurança mundiais. Acredito que o povo trabalhador e todos os povos progressistas amantes da paz do mundo seguirão o mesmo caminho que nós, seguindo a direção indicada pelo camarada Stálin, e assumirão a causa sagrada de proteger a paz mundial.
(Assinado e datado em Beijing)