Publicado em 1970, a STAR foi uma organização de pessoas travestis fundada por Sylvia Rivera e Marsha P. Johnson.
Originalmente disponível no site Outfront Magazine.
Tradução por Andrey Santiago.
A opressão contra Travestis de ambos os sexos decorre de valores sexistas e essa opressão se manifesta por heterossexuais e homossexuais de ambos os sexos na forma de exploração, ridicularização, assédio, espancamentos, estupros, assassinatos.
Por causa dessa opressão, a maioria das travestis é forçada a ir para a rua e formamos uma forte aliança com nossas irmãs e irmãos gays de rua. De quem fazemos parte e representamos, somos parte dos exércitos REVOLUCIONÁRIOS lutando contra o sistema.
1. Queremos o direito à autodeterminação sobre o uso de nossos corpos; o direito de ser gay, a qualquer hora, em qualquer lugar; o direito à livre mudança fisiológica e modificação do sexo sob demanda; o direito de livre vestimenta e adornos.
2. O fim de toda discriminação no trabalho contra travestis de ambos os sexos e gays de rua por causa da vestimenta.
3. O fim imediato de todo assédio policial e prisão de travestis e gays de rua, e a libertação de travestis e gays de rua de todas as prisões e de todos os outros presos políticos.
4. O fim de todas as práticas exploratórias de médicos e psiquiatras que trabalham no campo do travestismo.
5. As travestis que vivem como membros do sexo oposto devem poder obter a identificação do sexo oposto.
6. Travestis e gays de rua e todos os oprimidos devem ter educação, saúde, vestuário, alimentação, transporte e moradia gratuitos.
7. Travestis e gays de rua devem ter direitos plenos e iguais em todos os níveis da sociedade e voz plena na luta pela libertação de todas as pessoas oprimidas.
8. Fim da exploração e discriminação contra travestis no mundo homossexual.
9. Queremos um governo popular revolucionário, onde travestis, pessoas em situação de rua, mulheres, homossexuais, porto-riquenhos, indígenas e todos os oprimidos sejam livres, e não fodidos por esse governo que nos trata como a escória da terra e nos mata como moscas, um por um, e nos joga na prisão para apodrecer. Este governo que gasta milhões de dólares para ir à lua e deixa os pobres americanos morrerem de fome.
PODER PARA AO POVO
STAR
Um comentário em “Manifesto da Ação Revolucionária das Travestis de Rua (STAR)”