Método de Organização: Construindo de um Novo Jeito [PDF]

Lançado em 2000, pelo Setor de Formação do MST, o caderno inclui os seguintes textos que contemplam noções elementares para o funcionamento saudável de uma organização:

  • Trabalho de base a abrangência do método por Ademar Bogo;
  • Método de planejamento por Ademar Bogo;
  • O companheiro que não gostava de ler por Frei Betto;
  • A delegação de tarefas e poderes como mecanismo para projetar e formar militantes por Adelar Pizetta;
  • Algumas recomendações para a expressão oral: fala e discurso por Adelar Pizetta;
  • Como fazer uma reunião por Ademar Bogo.

Apresentação

A teoria da organização de um movimento social vai sendo elaborada no processo de sua construção, com o passar dos tempos. Quanto mais avançamos, mais descobrimos a importância da elaboração teórica para reafirmar e iluminar os passos da prática. Esta teoria terá sempre mais justeza, quanto maior for a preocupação de nossos dirigentes em compreender os desafios que a prática apresenta no decorrer da construção desta história.

Há momentos em que a teoria acentua mais os aspectos políticos da organização. Outras vezes, o peso maior cai sobre a formação de quadros, ou sobre aspectos educacionais, econômicos, artísticos, etc. Dessa vez achamos importante colocar a preocupação sobre o método.

Não existe uma única forma de se atingir um objetivo. Ocorre que, existem objetivos estratégicos estabelecidos em determinado período da história que permanecem vivos e atualizados, mas as circunstâncias e as condições para serem alcançados foram alteradas e precisamos alterar também a natureza dos meios se quisermos atingi-los.

Isto somente se consegue perceber se o estudo da realidade e do movimento interno que há em cada problema, em cada decisão política, for feito permanentemente. O sectarismo e a auto-suficiência podem nos levar um desvio irremediável que é o dogmatismo. Ou seja, podemos nos acostumar a fazer as coisas de um mesmo modo e acreditarmos que nada há para mudar. Desta forma vamos nos moldando como verdadeiros burocratas que já não dirigimos, apenas administramos os problemas e conflitos.

Nada é estático, por isso é fundamental prestar atenção nas mudanças que devem ser feitas em todas as áreas e dimensões que compõem a organização.

Fundamentalmente, os desafios exigem de nós intervenções concretas que levem a mudanças, Sendo assim tratamos o método como um instrumento que nos ajuda a dirigir melhor, distribuir tarefas, delegar responsabilidades ou mesmo aprender a gostar de ler. Ou seja, para cada aspecto existe um caminho, com meios adequados em cada momento, para se chegar aos objetivos.

Se sabemos coordenar a reunião de um jeito, pode haver outro que possibilite melhorar essa prática. Se não gostamos de ler, às vezes é falta de motivação, outras vezes pode ser falta de método de leitura que faz com que os livros se tornem insuportáveis. Ou então nos acusam de “centralizadores”, é porque não descobrimos que delegar tarefas e responsabilidades pode ser a forma mais eficiente de formar novos militantes e dirigentes e aliviar o peso das responsabilidades que carregamos sozinhos.

Enfim, é importante reconhecer que sempre temos algo novo a acrescentar em nossos conhecimentos para que nossa prática seja ainda mais eficiente.

Este caderno de formação pretende ser um instrumento de estudo e orientação par as atividades organizativas e formativas, isto porque, acreditamos que não basta dizer que sabemos, é preciso saber se o que sabemos é suficiente para nos levar onde queremos chegar.

Como lideranças nosso dever para com a história é servir o povo. Serviremos melhor se errarmos menos e se encurtarmos o caminho para a libertação deste povo. O conhecimento e o domínio de métodos corretos nos tornam verdadeiros arquitetos na construção da obra da libertação.

Que no futuro nossos descendentes se orgulhem de nós por termos edificado corretamente o pedaço da história que nos coube nesta curta existência.

Ademar Bogo

São Paulo, novembro 2000

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close