Louise Thompson Patterson – A Mulher Negra em Nosso Partido

Publicado em Party Organizer, Agosto de 1937, páginas 25-7.

Originalmente disponível no livro “Organize, Fight, Win – Black Communist Women’s Political Writings”, organizado por Jodi Dean e Charisse Burden-Stelly.

Tradução por Andrey Santiago.


Uma conferência sobre as mulheres negras foi realizada na cidade de Nova Iorque algumas semanas atrás. Essa conferência foi considerada histórica, porque foi a primeira vez que uma conferência deste tipo foi realizada. Foi uma conferência histórica também por conta da composição de seus delegados e pela qualidade da discussão que o espaço estava preocupado em debater. Ela aconteceu no dia 6 de junho; haviam 92 delegados oficiais e 75 visitantes. Quinze destes delegados eram negros; duas mulheres que não eram do Partido foram convidadas e se juntaram ao Partido na conferência. Uma era a irmã de Alonzo Watson, o primeiro negro a morrer na Espanha. As pautas da conferência eram:

A. A mulher negra na indústria.

B. Organizando mulheres desorganizadas, o bairro e o trabalho nas igrejas.

C. O papel da mulher negra no Partido.

O recrutamento foi discutido livremente e durante as sete horas e meia em que a conferência durou, nenhuma pessoa saiu do local até que a conferência acabasse, e era um daqueles dias de intenso calor. Haviam 43 mulheres e um ou dois homens que participaram da discussão. Elas discutiram de maneira muito franca e livre sobre todos os problemas que diziam respeito a mulher negra.

A Promoção de Quadros

A principal ênfase na conferência foi a promoção de quadros. Foi proposta que houvesse uma atenção especial para as mulheres negras com base em seus problemas especiais; que classes especiais fossem organizadas onde for necessário; que mais mulheres fossem recrutadas para sindicatos, para o movimento pela paz, e para o Partido.

Eu gostaria de falar sobre o projeto de costura, onde algumas das nossas melhores camaradas mulheres negras estão trabalhando. Existe cerca de 3700 mulheres de todas as nacionalidades neste projeto, negras e brancas. Nós descobrimos que no início do projeto, mulheres negras não eram dadas posições de liderança, não eram dadas promoções. Por meio do trabalho de nosso conselho, nós agora temos um número considerável de mulheres negras que tem o respeito e são líderes de todas as quase 4000 mulheres do projeto. Não é insignificante notar que entre essas milhares de mulheres, muitas delas são mulheres italianas. A relação que se desenvolveu entre a mulher negra e a italiana no projeto de costura é uma esplêndida demonstração do que pode ser feito através do trabalho correto.

Alguns comentários sobre construir o Partido entre as mulheres negras. Eu acredito que se examinarmos nosso trabalho vamos ver a necessidade de encontrar maneiras especiais de recrutar a mulher negra para nosso Partido. Eu sei por experiência – não pessoal, mas muito por observação – muitas vezes mulheres negras, por conta das condições especiais extras que as distanciaram inteiramente do movimento sindical até agora, se sentem bastante estranhas em relação ao nosso movimento. Talvez nós recrutamentos algumas delas para nosso Partido. Muitas se sentem estranhas. Quando elas vêm para nossas reuniões ou encontros, elas sentem que não se encaixam, elas não se sentem nem tão parte quanto os nossos camaradas homens negros.

Talvez esse não seja o ponto básico para considerar quando falamos sobre o recrutamento de mulheres negras em nosso Partido, mas eu acredito que essa é uma importante consideração para ajudar a manter essas mulheres em nosso Partido.

Eu penso, também, que os camaradas homens negros deveriam colocar mais ênfase em trazer mais mulheres negras para o Partido. Parece para mim que isso deveria acontecer uma maneira mais pessoal. Nossas mulheres tem sido excluídas do movimento sindical; eu sei que elas se sentem deslocadas. Muitas vezes temos que conquistar elas através de diferentes maneiras – com um tipo de aproximação mais humana.

Como Recrutar Mulheres Negras

Por exemplo, eu acredito que muitas vezes, quando temos encontros, festas, etc. se dermos uma volta podemos encontrar jovens garotas negras que ficariam felizes em participar. Se elas chegarem ao local e encontrar uma devida consideração, dançando com as pessoas – não sendo deixadas de lado, invisíveis – nós saberíamos que todas essas coisas contam. Essas são coisas que seguram muitas mulheres negras de se juntaram ao Partido. Elas não são tão políticas, mas elas têm um grande significado.

Como o camarada Browder disse, como bolcheviques temos que transformar nossas vidas em todos os modos. É verdade que a vida política e a vida pessoal se juntam. Nós temos que ganhar as jovens garotas negras trazendo-as para nossos círculos pessoais, mostrando para elas que somos como qualquer um. Isso promove uma grande quebra de seu antagonismo e faz com que elas se interessem.

E então temos a questão da educação. É da minha opinião que mesmo se tomarmos um exemplo como temos com o desenvolvimento do Partido no Harlem, onde nosso movimento é citado sempre como um exemplo, existe pouquíssimas mulheres negras em posição de liderança.

Eu acredito que é necessário entender enquanto um problema central os meios para desenvolver quadros mulheres. Quando se puder ver que temos mulheres negras em nosso Partido capazes enquanto líderes, enquanto figuras públicas, isto trará um grande impacto para o Partido.

Eu acredito que até que tenhamos um amplo e representativo grupo de mulheres negras no Partido, nosso trabalho nos territórios negros será seriamente prejudicado. Conquistar amplos setores das mulheres negras irá enraizar o Partido entre os negros. Eu acredito que é verdade – conquistar a mulher negra para o Partido, e não somente os homens irão seguir, mas veremos que teremos um Partido entre o povo negro que tem raízes entre ele e uma parte muito vital de suas vidas. Eu acredito que a coisa importante para nós é ver que haja atenção especial para trazer elas, assegurar elas, treinar elas. Isto é essencial para nosso trabalho entre os negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close